Swallowing Time

curaduría para Besides the Screen Festival

Fortaleza, Brasil. 25 de agosto 2020

Esta selección de video pretende visualizar, a través de los ojos de cinco artistas, las formas en que las tecnologías - con su estética y sus discursos - impactan en las diversas capas que rodean nuestra existencia. Con piezas de Fabiola Larios, Mónica Delori, Eduardo Makoszay Mayén, Amauta García y Juan Covelli.

  • “[…] são as fronteiras em que o social encontra o geológico,
    o inorgânico, o inumano, que estão em negociação” – Sean Cubitt

    Nos encontramos vivendo numa linha tênue entre espaços online e offline, que podemos entender como os lugares físicos que habitamos diariamente, como nossa casa, nossa escola e a cidade em que vivemos, e aqueles que só podemos habitar como entidades virtuais, como as redes sociais, as comunidades online e a internet como um todo. Subscrevo a ideia de Nathan Jurgenson de que ambas, a vida online e a offline, são igualmente reais porque as decisões que tomamos tem consequências diretas que afetam ambos espaços. Vida online e offline são complementares na construção de nossa identidade e das relações que temos com xs demais.

    Com o advento de cidades em lockdown e de uma série de afeições interconectadas pela tela, deveríamos reconsiderar não apenas nossas interações com outros humanos mas também com outras entidades não-humanas. Como propõe Sean Cubitt, é preciso criticar a “acumulação obsessiva de tudo” que a humanidade tem para com os recursos finitos da terra tendo em vista o excesso de produção e o amor que temos pelo “digital”. Agora é hora de analisar, filtrar, interpretar e repensar nosso foco sobre o uso de dispositivos e plataformas, readequando nossas necessidades e compreendendo seu impacto em escalas micro (nossos corpos), pequenas (nossos afetos imediatos), médias (nossas comunidades) e grandes (nosso planeta.

    Essa seleção de vídeos pretende visualizar, através do olhar de cinco artistas, as formas que as tecnologias – com sua estética e seus discursos – impactam as diversas camadas que cercam nossa existência.

  • Fabiola Larios, Mónica Delori, Eduardo Makoszay Mayén, Amauta García y Juan Covelli.

  • En línea

 
Anterior
Anterior

Arcade para una exposición intangible

Siguiente
Siguiente

Yami-Ichi: Tianguis de Intercambios Digitales